Quem sou

Lady Agatha é bailarina, pesquisadora e professora de danças e cultura cigana e expressão corporal, desde 2011. É membro do Conselho Internacional de Dança (CID) um órgão pertencente à UNESCO e do corpo associativo da Câmara Oficial Espanhola de Comércio do Brasil.

O trabalho como professora de danças ciganas é realizado por todo o Brasil; ministrando aulas, workshops e oficinas. Em julho de 2018 iniciou o projeto Aprofundamento em Danças Ciganas (presencial e online), aulas de imersão prática e teórica, focando na parte técnica e cultural; desenvolvendo nas alunas um trabalho de pesquisa e dedicação profissional. É professora do projeto “Cultura em Ação”, na cidade de Iperó – SP. O projeto tem como objetivo proporcionar aulas de dança gratuita para a população da cidade. Desde 2017 é professora das “Oficinas de Dança Cigana” no Mercado Místico, evento místico itinerante, organizado pela ArtShine. 

Como bailarina marca presença em eventos de danças, projetos culturais e festas temáticas ciganas. Se apresentou no tablado “Tiempo de Gitanos” em Buenos Aires (Argentina), ministrou oficinas de danças no Projeto Encontros (organizado pelo metrô de São Paulo), Revelando São Paulo, Festa do Imigrante, Mystic Fair, entre outros grandes eventos. Em junho de 2019 integrou a banda “BuenaVentura Gipsy Music” e juntos participaram do evento “Wine Weekend” (maior evento de vinhos da América Latina). Em dezembro de 2019 se apresentou no Consulado Geral da Espanha em São Paulo, a convite da Câmara Espanhola de Comércio do Brasil.

Um grande marco na carreira foi em Novembro de 2019, onde realizou, produziu e dirigiu o espetáculo “Horizonte Cigano” no Teatro Santo Agostinho em São Paulo. Foi a realização de um grande sonho, contando com convidados importantes, banda Gipsy Balkan, Renato Cigano (maestro) e Família Sbano (Roy Sbano e Valéria Sbano). O elenco do espetáculo contou com mais de 30 alunos Lady Agatha Danças, entre eles amadores, semiprofissionais e profissionais. 


Em 2020 no Grupo Especial do Carnaval foi coreógrafa da GRES Pérola Negra a convite do carnavalesco Anselmo Brito, coreografando a Ala das Kalbelias. Se  apresentou no 8º Roma Festival – Festival Internacional de Danzas Gitanas (Chile). Ministrou oficinas práticas e teóricas de Dança e Cultura Cigana no projeto “Funciona Cultura” da UNICAMP/FUNCAMP e a aula “Técnicas de Expressão: A Dança Cigana em cena” no Coletivo Dança Cigana Brasil.  

Além de professora de danças ciganas, ministra aulas e workshops voltados a Expressão Corporal através de seu próprio método chamado “CorpoSentir”, alinhado ao trabalho com “Sagrado Feminino” como condutora de Círculos de Mulheres, despertando e resgatando a autoestima das participantes através do despertar na dança. No trabalho com crianças ministra aulas de dança cigana e dança criativa, trabalhando o lúdico, expressão corporal e percepção musical. 

Lady Agatha também é comunicadora formada em jornalismo, atua como apresentadora de televisão, repórter, locutora, atriz, palestrante e Neurocoach®, formada pela ONT People & Performance.

Palavras chaves: Dança Cigana, Aula de dança cigana,  Lady Agatha

Open chat